Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente
um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As
características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa"
- mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais
impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem
jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é
consumido pelas massas. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam
notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No
entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou
desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas
existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o
principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.
A
crise econômica de 2008, combinada com o rápido crescimento de alternativas na internet, causou um grande declínio na
publicidade e circulação dos jornais, com vários deles fechando ou reduzindo
suas operações mundialmente, uma exceção é o Brasil no qual a tiragem dos
jornais impressos cresceu 4.2% em 2010.
Os
jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel
espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa",
(newsprint em inglês), um papel
reciclado, obtido de pedaços de madeira não
aproveitados na fabricação de móveis e fibras
recicladas, cortado em folhas de tamanhos padronizados.
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